Excel 80/20 – O início

Para iniciar gostaria de deixar você com algo para pensar um pouco. Reflita e veja que esta regra tem coerência. O testo abaixo foi retirado de: aplicando a regra 80:20 ao desenvolvimento de software.

80% dos usuário utilizam apenas 20% do potencial/recursos de um programa de computador. Sim!

  • 45% das características de um sistema nunca são utilizadas;
  • 19% são usadas raramente;
  • 16% às vezes;
  • Apenas 20% são usadas com frequência ou sempre.

Mas no caso do Microsoft Excel, posso garantir que não chega a isso. e talvez fique assim:

98% dos usuário utilizam apenas 2% do potencial/recursos do Microsoft Excel.

Você deve pensar que estou exagerando. E talvez eu ainda esteja informando isso de certa forma errada sim, quem sabe se eu alterar o 98% para 99% ….. Acho que está bom assim.

Eu não sou um “paga pau” da Microsoft nem nada, até mesmo porque eles não me dão um centavo para eu escrever sobre o Excel, mas sim garanto que as pessoas não utilizam 2% dos recursos que o Excel tem a oferecer, e se usam mais que isso, não utilizam estes recursos de forma correta.

Conheço muitas pessoas que apenas utilizam o Excel como ferramenta de montar pequenas tabelas e gráficos, e as vezes algumas fórmulas. Tem alguns filtros, algumas contas mas fica na maior parte nisso mesmo. As vezes encontro alguém que saiba como montar uma tabela dinâmica.

O objetivo será mostrar com base em exemplos e dicas algumas ferramentas desconhecidas por alguns ou mostrar alguns erros comuns que achamos estar correto, mas no futuro torna sua planilha algo tenebroso.

Espero que através de alguns posts eu consiga ajuda-lo a aprender um pouco mais sobre esta poderosa ferramenta.

Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *