Aladdin [Master System] – Análise/Detonado

DestO jogo Alladin, para o SEGA Master System, foi lançado em 1994 e desenvolvido pela SIMS Co. Também lançado para o Sega Game Gear, no mesmo ano e desenvolvido pela mesma empresa, o jogo é idêntico ao do seu irmão não portátil. Este deixaremos para uma postagem futura.

A jogabilidade é baseada em 3 tipos:

  • Fulga – Aqui você terá de fugir dos inimigos, pulando obstáculos (buracos, barris, vasos, raios fogos etc.).
  • Plataforma – Muito parecido com qualquer jogo de plataforma, com alguns puzzles (quebra cabeça).
  • Tapete Voador – Voar num tapete voador, esquivando-se de objetos a sua frete(pássaros, frutas, mini redemoinhos, tem até um cavalo).

O jogo segue a cronologia exata do filme e durante as fases qual parte do filme está jogando. O jogo possui várias cenas explicando o que está acontecendo (isso para uma pessoa que nem eu que jogou primeiro antes de assistir o filme). Consguí compreender muito a historia de Aladdin, apenas jogando, que não vai deixar nada a desejar em relação à contada no filme.

Os gráficos são lindos, para um jogo 8-bits. logo nas duas primeiras fases você vai ver um jogo com gráficos claros, limpos  e suaves, O plano de fundo flui em camadas, dando uma boa sensação no efeito de “Paralax Scrolling”. Tem até o efeito da calça remendada do Aladdin. Todos sabemos que em jogos 2D, os personagens tem seu sprite igual quando está da direita para esquerda ou da esquerda para a direita. Mas aqui não, o Aladdin tem um sprite para cada posição, com isso o remendo da calça aparece mais ou menos dependendo da sua posição. Isso tudo num Master System.

As musicas também estão muito boas, não deixam a desejar, mais uma vez, considerando que é um 8-bits. As mesmas foram compostas por Yoko Wada. A maior parte das cenas de musica do filme eu pulei, não gosto muito das partes musicais dos filmes da Disney, então não sei dizer se está tão próximo ou não ao filme. Mas eu gosto das músicas do jogo e me lembram bastante musicas árabes.

Os efeitos sonoros não são ruins, os poucos que tem são razoáveis. Não dá para reclamar nem elogiar. Alias você não vai notar muito elas, pois o jogo é bom o suficiente para te entreter e a música acaba por ajudar a você não prestar atenção no som.

Por falar na jogabilidade ela é muito boa, se for comparar com muitos outros jogos do Master System, é quase um dos melhores. Mas onde o jogo mais recebeu elogios, será por causa deles que o jogo tem seu maior problema. Ele é muito curto. Em no máximo 40 minutos você consegue termina-lo. Isso com as cenas entre as fases. Acredito que Aladdin seja o jogo com mais cenas entre fases e com gráficos lindos que conheço, e como tudo isso acupa muito espaço, acredito que sobrou pouco para outras coisas. Poderia ter por exemplo 3 vidas e 2 continues por exemplo, mas ele tem continues infinitos, e até tem passwords para ir direto para as fases. Tudo bem que é um jogo voltado para crianças, mas a dificuldade aqui é mínima. Um único problema na jogabilidade mesmo é que para pular e alcançar um nivel acima, você tem que estar na posição exata, e não existe nenhuma do jogo no quesito se estiver um pouco atras ou a frente, faça uma pequena correção, como em Prince of Persia. Mas não affeta em nada o jogo e nenhum inimigo se aproveita disso nem nada apenas um probleminha e eu tinha que ser chato mesmo.

Caso você resolva pesquisar na internet sobre ele verá dois mundos, um que adorou esse jogo, assim como eu, e outro que odeiam mais que tudo. Cada um com suas críticas e elogios.

Realmente não é um jogo que me faz querer jogar ele novamente depois de termina-lo, mas não acho ele um jogo ruim não. Só não é desafiador. Alias ele é repetitivo, se você jogar ele 10 vezes, será 10 vezes exatamente igual. É um jogo bem aos moldes receitinha, aqui o Jafar vai usar um raio, aqui um fogo, e assim é o jogo inteiro. E por sua não conter um nível de dificuldade melhor, acaba  por enjoar. Mas vou dizer, e reforço, isto hoje porque em 1994 que não tínhamos, internet, outros video games, e ter de ir em locadoras alugar cartuchos, dava para jogar várias vezes sim. Então considerando a época em que foi lançado podemos considerar um “Fator Replay” mediano.

Para finalizar eu posso garantir que é um jogo muito bom e divertido. Vale a pena gastar um tempo (que por sinal será menos de uma hora) e jogar Aladdin para Sega Master System.

Este game já entrou para a lista D.D. (Desafio de Detonar), então joguei e Zerei ele. Não gravei Live nem video, mas conforme fui jogando fui tirando algumas Prints, e deixo elas registrado abaixo.

Dicas e truques

Todos os truques abaixo eu testei, então são todos válido. São todos baseados em digitar o Password

Invencibilidade: AIQY (cara é facil demais para você ter de usar esta dica, mas sim funciona você não recebe nenhum dano,  mas se cair em buraco ou um guarda te pegar por exemplo, já era)

Senha Estágio
AJGJ 1-1
LAEA 1-2
ASNF 2
DMIA 3
INSI 4
NEUA 5
AALG 6
BLTO 7
UIAN 8

 

Modo de testes/Test Mode

Na tela de Título faça o seguinte:
Cima, Direita, Baixo, Esquerda, Cima, Direita, Baixo Esquerda.

Nesta tela você terá acesso a muitas opções. Se divirta!

[/su_box]

Imagens

Detonado
Secreto

 

Fontes de pesquisa

SIMS Co. – Wikipedia
Games Faqs – Imagens das capas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *