Out Run – [Arcade] – Analise

Out Run é um jogo de corrida lançado pela SEGA em 1986. Foi criado por Yu Suzuki e desenvolvido pela SEGA AM2 Team.
O próprio Yu Suzuki classificou o game como um jogo de direção e não de corrida como todos o classificam. Isto porque você não compete com ninguém mas apenas contra o tempo, tendo como objetivo chegar ao fim e não em primeiro. Existe sim a classificação final de tempo, onde você pode inserir suas iniciais caso seu tempo seja bom o suficiente para entrar no ranking.

A jogabilidade de outrun é simples, você controla uma Ferrari Testarossa, e deve chegar ao final de cada estágio o mais rápido que puder. A cada final de estágio, a estrada terá uma bifurcação onde você deverá escolher uma das duas rotas, sendo a da esquerda mais fácil e a da direita mais difícil. São ao todo 5 estágios e o jogo acaba quando o tempo chegar a zero ou você ao fim do 5º estágio. Como o jogo deixa que o jogador escolha as rotas a seguir, o jogo é não linear, e as sequências de termino de jogo são muitas, desta forma garantindo que seja jogado várias vezes.

A visão é de trás do veículo em uma sensação de 3D (o jogo é em 2D), e você deve evitar bater nos veículos (carros, caminhões, e recentemente descoberto uma moto) ou sair da estrada afim de sobrar mais tempo entre os estágios para chegar ao final do 5º estagio. Bater em uma rocha ou árvore será muito ruim, pois consumirá um tempo enorme. Você enfrentará além dos veículos na estrada Curvas e algumas um pouco fechadas, subidas e descidas. O ponto mais chato são as subidas pois elas retiram quase que toda a visão da estrada e dos veículos à frente.

Out Run não é um jogo fácil, ele tem um bom desafio, mas com o tempo e um pouco de prática, você acostuma com os controles e domina o jogo.

Para cada estágio a temática mudava, e como o jogo possibilita que você escolha o caminho a ser seguido, não é novidade alguma as pessoas jogarem mais de uma vez, para ver as paisagens. Você começa na praia e pode passar por Canyons, Desertos, Selva, e outros. Ao todo são 15 estágios.

Estágios:

 

<![if supportMisalignedColumns]><![endif]>

Estágios Destino
1 2 3 4 5
Vineyard A
Wilderness
Desert Death Valley B
Gateway Old Capital
Coconut Beach Alps Desolation Hill C
Devil’s Canyon Wheat Field
Cloudy Mountain Autobahn D
Seaside Town
Lakeside E

Os gráficos são lindos, considerando a época em que foi lançado. Aliás, até mesmo para a época, estava bem a frente dos gráficos de outros jogos. Foi utilizado a tecnologia Super Scaler para fazer Out Run e outros jogos da SEGA na época. Na verdade esta tecnologia havia sido desenvolvida para Space Harrier e Hang-On, e posteriormente foi usada em outros jogos. O mais legal desta tecnologia na época, era o efeito Pseudo 3D.

Vale apenas como curiosidade, um arcade antigamente era a combinação de um hardware específico para um software específico. Ou seja, não tinha como pegar o software e colocar num arcade diferente do que foi projetado.

As músicas foram compostas por Hiroshi Miyauchi que apesar de possuir apenas 4, são lindas, e não existe um gamer que não lembre. Três músicas em que o jogar pode escolher no começo, sintonizando o rádio, e uma para a tela de pontuação (Ranking).
Splash Wave
Magical Sound Shower
Passing Breeze
Last Wave (Ranking)

Out Run foi lançado para Arcades e teve portes para vários equipamentos:

Arcade (1986) – Lançamento
Sega Master System (1987) Versão 3D (1989)
Commodore 64 (1987)
Amstrad CPC (1987)
Sinclair ZX Spectrum (1987)
MSX (1987)
MSX2 (1988)
Commodore Amiga (1988)
Amiga (1989)
Atari ST (1989)
PC DOS (1989)
NEC PC Engine (1990)
Mega Drive/Sega Genesis (1991)
Sega Game Gear (1991)
Sega Saturn (1996)
Yu Suzuki Game Works Vol. 1 (2001)
Game Boy Advance (2003)
3DS (2014) Versão clássica, mas não é uma Ferrari pois a SEGA não tem licença mais de uso. Teve umas melhorias gráficas e adição de músicas.

Participação Especial
Dreamcast (2001) Shenmue – (jogando Shenmue tem um arcade que você pode jogar)
Xbox (2002) Shenmue II (2002) Mesmo padrão do anterior.
OutRun 2 (2004) – Tem uma opção no games que pode jogar o modo clássico (Não confirmado por mim, não testei)

Sega Ages 2500:

A SEGA recriou alguns jogos famosos da empresa, dando uma remodelada, e Outrun foi um deles.

Playstation 2 – Sega Ages Vol. 13 – Outrun (2004)

Prêmios

Ganhou o prêmio Game of the Year (O jogo do Ano ) de 1987, e concorria com Renegade e The Last Ninja.

Ganhou o prêmio Arcade Game of the Year (O jogo do ano para Arcade) que competia com Renegade e Bubble Bobble.

Teve seu título mencionado no Livro “1001 Video Games You Must Play Before You Die”.

Legado

Out Run não ficou apenas no jogo principal, tendo continuações, estágios em outros jogos, e outras coisas. Vamos listar:

Turbo Out Run em 1989, ande o jogador ia de New York City até Los Angeles e tinha 16 estágios em série.

OutRunners em 1993, que não é uma sequência oficial, mas a Ferrari está lá para ser jogada. É uma versão mais de um contra o outro, podendo os arcades podem ser ligados para até 8 jogadores competirem. É meio comédia, pois quando o carro capota, o piloto/copiloto saem correndo atrás do carro.

Spinoff

Saíram 3 jogos que não são oficialmente um jogo da série Out Run.

Out Run Europe (1991), foi lançado para algumas plataformas (Amiga, Amstrad CPC, Atari ST, Commodore 64, Game Gear, Sega Master System, ZX Spectrum). Você vai pilotar pela Europa em carros, motos e até um Jet Sky. É meio que um jogo de perseguição.

Battle Out Run (1989) lançado para o Sega Master System. O jogo é bem diferente em jogabilidade em relação ao clássico. Aqui você faz melhorias no carro, tem rampas para pular, óleo jogado no chão, e tem até que bater num carro até o Life dele acabar.

Out Run 2019 (1993) Mega Drive. Não sei porque colocar Out Run, e não tem muita coisa a ver, apenas no nome. Como o titulo sugere, é um Out Run com corridas futurista (considerando que foi lançado em 1993), tem todo o conceito de Out Run, onde o jogador pode escolhe um caminho, o jogo é bonito, mas tirando isso, não tem nada de Out Run. É um bom jogo, mas esqueça qualquer ligação com Out Run.

Quando os jogos estavam chegando na “Geração 3D” de verdade, a SEGA lançou Outrun 2 (em 2003). Outro jogo mas a essência era a mesma, agora completamente em 3D. Depois veio uma espécie de atualização do jogo chamado OutRun 2 SP.

Depois, tivemos Out Run 2006: Coast to Coast. Aqui juntaram o Outrun 2 com o Outrun 2 SP adicionaram mais carros, musicas, e foi um jogo fantástico.

Em 2009 saiu Out Run Online Arcade, para Xbox 360 e Ps3, e era praticamente uma cópia do OutRun 2 SP.

Em Sega Superstars Tennis tem um campo com a temática de Coconut Beach, o primeiro estágio de Out Run.

Em Sonic & All-Stars Racing Transformed existe um estágio chamado OutRun Bay (Somente para quem comprou a Bonus Edition podiam fazer download) que é baseado em Coconut Beach. No mesmo jogo temos o Ryo Hazuki do jogo Shenmue, pilotando um arcade de Out Run na parte de pista que é solo.

 

 

Fontes

http://www.vgmpf.com/Wiki/index.php?title=OutRun_(ARC)
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Sega_arcade_system_boards
http://www.hardcoregaming101.net/outrun/outrun.htm

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *